Eixos Temáticos

Os trabalhos submetidos, as análises, discussões e debates do Colóquio ocorrem em torno dos seguintes eixos:

Eixo 1: Palavra e imagem
Trata das interelações entre o texto escrito e o imagístico. Nesse âmbito, as propostas de comunicação podem analisar as possibilidades de sentido mobilizados pelas relações semióticas entre o escrito e a imagem na construção das narrativas.

Eixo 2: As formas de narração e os elementos “novelizadores”
Contempla propostas de comunicação que abordem os recursos de “gancho” e sequenciamento de episódios, os elementos de narração na construção das histórias. Os trabalhos podem analisar o papel de personagens, enredo, tempo, narrador entre outros elementos narrativos para a construção da narrativa.

Eixo 3: As adaptações fílmicas: da literatura para a série
Contempla propostas de comunicação que tratem dos processos de adaptação do texto literário para a série. Nesse domínio, os trabalhos podem analisar essas adaptações como traduções entre duas formas de linguagem que implicam mudanças e deslocamentos de sentidos.

Eixo 4: A biopolítica, a escatologia, a distopia
Contempla propostas de comunicação que tratem das configurações de poder encenadas nas séries. As análises podem abordar como essas formas de poder, na contemporaneidade, se desdobram em sociedades distópicas, ou em catástrofes sociais e ambientais.

Eixo 5: A tradução e a legenda: arranjos, linguagem
Propõe refletir sobre as estratégias e modalidades de tradução presentes nas legendas.

Eixo 6: O uso das séries no ensino
Contempla propostas de trabalho que abordem propostas pedagógicas a partir das séries televisivas. O tema desse eixo abarca as relações entre ensino e série em vários domínios, como história, literatura, língua estrangeira entre outros, bem como a suposta perda da centralidade escolar na formação de subjetividades.

Eixo 7: A narrativa histórica
Recebe propostas de comunicação que abordem as séries históricas. O tema do eixo visa debater e refletir sobre as adaptações de fatos e processos históricos realizados pelas séries.

Eixo 8: A violência (bullying, racismo, LGBTfobia)
Recebe propostas de comunicação que tratem as configurações da violência na contemporaneidade. Assim, o tema visa acolher trabalhos que reflitam o racismo e o preconceito; o bullying e suas manifestações no cotidiano; e os preconceitos e exclusões contra a população LGBT.

Eixo 9: Problemas filosóficos
Objetiva pensar questões fundamentais quanto à natureza do conhecimento, da verdade, do ser humano, da ciência e da arte.