Palestrantes

Guilherme Zubaran de Azevedo
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). É mestre em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) com participação no programa Doutorado Sanduíche fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência nas áreas de Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, História do Brasil e História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Cornélio Penna, violência, biopolítica, comunidade, alteridade, memória, justiça.
Link currículo lattes: Endereço para acessar este CV: (http://lattes.cnpq.br/7450217841407503)

 

 

Cleber Araújo Cabral
Possui os títulos de Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, Mestre em Teoria da Literatura e Bacharelado em Português e Literaturas (2008) pela UFMG. Realizou pós-doutorado em Estudos Literários na UFMG (2016-2017), com pesquisa no Acervo de Escritores Mineiros, ao qual é associado como pesquisador. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado em Edição, Linguagem e Tecnologia no CEFET-MG, sendo vinculado, como pesquisador, ao Grupo Escritas profissionais e processos de edição. Publicou, como organizador, os seguintes livros: "leite criôlo: edição fac-símile" (2012), "Em defesa do patrimônio: correspondência entre Manoel José de Paiva Júnior e Rodrigo Melo Franco de Andrade" (2013), "Novo dicionário biográfico de Minas Gerais: 300 anos de história" (2013), "Mares interiores: correspondência de Murilo Rubião & Otto Lara Resende" (2016), "Escavações e impressões: escritos sobre acervos literários e memória cultural" (2018) e "Cultura intelectual em perspectiva: linguagens, instituições e trajetórias" (2019). Suas pesquisas abordam temas como: acervos e arquivos culturais e literários, edição de correspondências e periódicos, epistolografia literária brasileira, literatura fantástica, Murilo Rubião, processos e redes de edição.
Link currículo lattes: Endereço para acessar este CV: ( http://lattes.cnpq.br/8507603800115505)

 

 

José de Sousa Miguel Lopes
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2013). Atualmente é professor no Mestrado em Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Moçambique, educação, letramento, formação de professores, cinema, antropologia cultural. Membro da Rede Kino, Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual desde 2009. Membro da Comissão Editorial da Coleção Cinema e Educação do CINEAD- LISE-FE (Universidade Federal do Rio de Janeiro) desde 2008. Membro da Comissão Editorial da Coleção Cinema, Cultura e Educação da Editora Autêntica de Belo Horizonte, desde 2005. É membro do Conselho Editorial consultivo da Revista Presença Pedagógica, desde sua criação em 1995. Membro do Conselho Editorial da Revista on-line. Currículo sem fronteiras? editada nos EUA a partir de Janeiro de 2001. Colaborador regular desde 2002, da revista A Página da Educação editada em Portugal. Sócio fundador da Associação Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa e Outras Linguagens (2004). Membro da Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação, desde Outubro de 2011. Membro da Anistia Internacional. Possui um blog http://navegacoesnasfronteirasdopensamento.blogspot.com/, junto com alunos do Mestrado em Educação da UEMG.
Link currículo lattes: Endereço para acessar este CV: (http://lattes.cnpq.br/9910143426977882)

 

 

Thiago Santos Pinheiro Souza
Doutor em Teologia (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), doutorando em Letras: Estudos Literários (Universidade Federal de Minas Gerais), mestre em Ciência da Religião (Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013), bacharel em Teologia (Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte, 2007), licenciado em Letras Português/Inglês (Faculdade Alfa América, 2016). Tem experiência como professor, atuando na área de idiomas, literatura, filosofia e teologia. Desenvolve pesquisas com ênfase em pelo menos duas áreas. A primeira corresponde às literaturas de língua portuguesa, especialmente a literatura moderna através da obra de Fernando Pessoa, tendo também interesse na literatura mineira, teoria da literatura e literatura comparada. A segunda diz respeito à grande área da ciência da religião/teologia, no âmbito da filosofia da religião, diálogo inter-religioso, teologia sistemática e exegese do Novo Testamento, com atenção a pesquisas que visam a abordar as obras de autores como Søren Kierkegaard, Paul Tillich e Mircea Eliade. Além disso, possui interesse nos seguintes temas: folclore, niilismo, subjetividade, interpretação religiosa no horizonte contemporâneo, heteronímia e pseudonímia, versão e tradução, aquisição de novos idiomas, relação entre teologia e literatura. (Texto informado pelo autor)
Link currículo lattes: Endereço para acessar este CV: (http://lattes.cnpq.br/3161186511503313)